Você já sentiu que um paciente estava quase decidido, mas saiu sem fechar o tratamento? Este documento foi criado para evitar exatamente isso. Ele traz as principais dúvidas e objeções que os pacientes têm – mesmo aquelas que eles não falam – e como transformá-las em confiança e conversão.

Aqui, você encontrará estratégias para dominar a conversa, alinhar expectativas e apresentar o valor real do seu trabalho, indo além do preço e dos concorrentes. Se sua meta é fechar mais casos com segurança e mostrar que você é a melhor escolha, este material é para você.



Nada se constroi sem confiança do seu paciente, vamos começar por ai, porque esses pretextos se permeiam em tudo que vai entrar no resto do documento

Como criar confiança?

A aquisição de um tratamento é totalmente diferente de outros gastos parecidos como uma viagem ou uma compra de um eletrônico caro, porque no tratamento odontológico, o paciente espera que você previna e resolva os problemas que possam acontecer, ele esta limitado a fazer o que você mandar então ele precisa sentir confiança em você.

A confiança é resultado de um conjunto de fatos que acontecem desde o momento que esse paciente soube de você pela primeira vez, incluem o que ele achou do seu consultório, quanto tempo ele demorou para ser atendido, quais as amenidades que você tem na sua recepção e muitas outras coisas.

Cada fator vai variar para cada pessoa em intensidades diferentes, o processo de conhecer o paciente ajuda você a saber o que valorizar em uma troca.

Aqui o objetivo é falar sobre a postura da consulta durante a apresentação do tratamento, vamos falar de alguns fatores que afetam a confiança:

Aumento de confiança Diminuem a Confiança
Foco em diagnostico e queixa principal, antes de apresentar uma solução Apresentar uma opção de tratamento sem antes explicar o porque dele fazer (diagnostico).
Quando o paciente falar, não interrompa e escute atentamente, ele quer se sentir ouvido. Fazer outra coisa enquanto o paciente conta as queixas dele.
Transparência sobre o tratamento, aborde as inconveniências Apenas ressaltar os pontos positivos do tratamento sem mencionar possíveis morbidades.
Demonstrar familiaridade com técnicas e tecnologias empregadas (confiança é resultado de preparação) Não saber responder as perguntas do paciente, ter que consultar para duvidas básicas.
Oferecer canais de comunicação. Desconsiderar feedbacks, não se importar com como foi o atendimento do resto da equipe
Demonstre compreensão pelas preocupações e ansiedades do paciente Aparentar extremamente comercial, a maior parte do valor do tratamento é agregada a sua preocupação com a saúde do paciente
Ambientes limpos e organizados Apresentar falta de preparação para a consulta, não ter estudado o paciente antes.
Apresentação clara dos valores do tratamento e serviços inclusos Conceder descontos imediatos, falar o preço e ja ir se desculpando.

<aside> 🐍

Não é necessariamente uma coisa que vá aumentar a confiança do paciente, mas previne uma grande quebra no futuro: sempre avisar sobre custos que não estão inclusos, mas podem acontecer.

Exemplo: Se não incluir limpeza junto com o tratamento de alinhadores, avise que será cobrado a parte.

</aside>

Estágios do Convencimento

A consulta de apresentação do tratamento, seja ela na consulta inicial ou uma consulta separada para isso, é a consulta que ocorre a decisão do paciente entre fazer ou não o tratamento. Vamos entender quais são coisas notadas nesse processo:

Quem é seu paciente?