As consultas de acompanhamento devem ser resumidas na checagem da evolução, prática clínica e interação com o paciente.
Um tempo padrão para as consultas de intervalo acontecerem é com 5 alinhadores de intervalo, mas isso depende de como esta o tracking, qual a movimentação que esta sendo feita, como esta a cooperação desse paciente. Mas obviamente isso é uma decisão do dentista de acordo com sua experiencia clínica.
Checagem da Evolução:
Encaixe do alinhador na boca do paciente (tracking):
Avaliar se o encaixe do alinhador está bom e se há espaços entre os dentes e o alinhador. Caso haja espaço, analisar se é um problema pontual (em um único dente) ou generalizado.
Desadaptação em um único dente:
Desadaptação generalizada:

Baixa resposta biológica;
Alinhador alterado por calor (lavado com água quente, café ou fumo com o alinhador);
Uso prolongado do alinhador, causando deformação na placa;
Pouco tempo de uso do alinhador ou pouca colaboração ao uso dos elásticos;
Mecânica insuficiente (+ Attachments, movimentação diferente)
<aside> 👁️🗨️
A utilização de elásticos pode variar muito de paciente para paciente, confira nosso vídeo aonde comentamos sobre o uso de elástico no alinhador !
https://www.youtube.com/watch?v=O-6PCkCO8nc&t=70s
</aside>
Espaços em múltiplos dentes podem indicar má adaptação, provavelmente devido à falta de colaboração do paciente, analisar quando pode ter começado essa desadaptação, é muito importante. Pergunte ao paciente se ele observou espaços durante o uso, se ele observou dificuldade ao encaixar em algum alinhador.
Espaços em um único dente podem estar relacionados à falha de extrusão, que é algo mais comum de acontecer quando abordamos sobre essa movimentação, e pode ocorrer devido à anatomia da coroa ou outros fatores, como instalação do attachment de extrusão. (comum)
Caso na região posterior esteja desadaptada, observar se o encaixe na região foi correto, se não ocorreu alguma deformidade no alinhador, como amassar ao encaixar. Se sim, recomendaríamos reconfeccionar esse alinhador ou desgastar a região que está com o problema pois a deformidade pode prejudicar o andamento do caso.
<aside> 👁️🗨️
Esse caso o paciente não conseguiu encaixar o alinhador na região posterior, com isso mordeu o ezbite e ocasionou em danos na placa.

</aside>
Os alinhadores devem ser sempre encaixados primeiro pelos 6 anteriores até o final para depois realizar o encaixe posterior, conforme demonstra o vídeo abaixo:
Sempre instruir o paciente a usar o ezbite para ajudar na adaptação dos alinhadores, principalmente nos 3 primeiros dias de cada troca, quando estamos fazendo um movimento de de intrusão, também é uma grande ajuda.
Caso o alinhador ainda não se encaixe, considerar refazer as placas no consultório e avaliar se o ajuste melhora.
Comparação do modelo com a boca do paciente:

Condição física do alinhador:
<aside> 👉
Alinhadores com sinais desgastes e possíveis deformações.

</aside>
Pacientes que apresentam hábitos de apertamento, recomendamos que o dentista solicite em alinhadores de 1mm.
<aside> 👁️🗨️
O gráfico apresenta a perda de força de movimentação de diferentes espessuras de alinhadores ao longo dos ciclos de uso (L) e descanso (U) durante sete dias. Cada espessura de alinhador (0,4 mm, 0,5 mm, 0,625 mm e 0,75 mm) é representada por uma cor específica. A força de movimentação é normalizada e expressa em porcentagem, começando em 100% no primeiro ciclo de uso (L0). A curva mais acentuada ocorre no primeiro dia, com uma queda significativa na força após o primeiro ciclo de uso e descanso (L1 e U1). As diferentes linhas de estilo representam os modos de uso (12h/12h, 18h/6h, e 23h/1h), evidenciando que os alinhadores mais espessos, como os de 0,75 mm, mantêm mais força ao longo do tempo, enquanto os mais finos perdem força de forma mais rápida e que os primeiros dias de uso são cruciais.

</aside>
Verificar pontos de contato e espaços presentes:
Dica: Incentivar o paciente a usar lembretes no celular para a troca do alinhador ou baixar o aplicativo TrayMinder onde o paciente recebe notificações para realizar a troca dos alinhadores, e pode acompanhar o tempo de uso.
