As consultas de acompanhamento devem ser resumidas na checagem da evolução, prática clínica e interação com o paciente.

Um tempo padrão para as consultas de intervalo acontecerem é com 5 alinhadores de intervalo, mas isso depende de como esta o tracking, qual a movimentação que esta sendo feita, como esta a cooperação desse paciente. Mas obviamente isso é uma decisão do dentista de acordo com sua experiencia clínica.

Checagem da Evolução:

  1. Encaixe do alinhador na boca do paciente (tracking):

    Os alinhadores devem ser sempre encaixados primeiro pelos 6 anteriores até o final para depois realizar o encaixe posterior, conforme demonstra o vídeo abaixo:

    Vídeo encaixe alinhadores.mp4

    Sempre instruir o paciente a usar o ezbite para ajudar na adaptação dos alinhadores, principalmente nos 3 primeiros dias de cada troca, quando estamos fazendo um movimento de de intrusão, também é uma grande ajuda.
    Caso o alinhador ainda não se encaixe, considerar refazer as placas no consultório e avaliar se o ajuste melhora.

  2. Comparação do modelo com a boca do paciente:

    image.png

  3. Condição física do alinhador:

    <aside> 👉

    Alinhadores com sinais desgastes e possíveis deformações.

    image.png

    </aside>

    Pacientes que apresentam hábitos de apertamento, recomendamos que o dentista solicite em alinhadores de 1mm.

    <aside> 👁️‍🗨️

    O gráfico apresenta a perda de força de movimentação de diferentes espessuras de alinhadores ao longo dos ciclos de uso (L) e descanso (U) durante sete dias. Cada espessura de alinhador (0,4 mm, 0,5 mm, 0,625 mm e 0,75 mm) é representada por uma cor específica. A força de movimentação é normalizada e expressa em porcentagem, começando em 100% no primeiro ciclo de uso (L0). A curva mais acentuada ocorre no primeiro dia, com uma queda significativa na força após o primeiro ciclo de uso e descanso (L1 e U1). As diferentes linhas de estilo representam os modos de uso (12h/12h, 18h/6h, e 23h/1h), evidenciando que os alinhadores mais espessos, como os de 0,75 mm, mantêm mais força ao longo do tempo, enquanto os mais finos perdem força de forma mais rápida e que os primeiros dias de uso são cruciais.

    image.png

    </aside>

  4. Verificar pontos de contato e espaços presentes:

Dica: Incentivar o paciente a usar lembretes no celular para a troca do alinhador ou baixar o aplicativo TrayMinder onde o paciente recebe notificações para realizar a troca dos alinhadores, e pode acompanhar o tempo de uso.

image.png