Alinhador pode tratar tudo?
As indicações para o uso de alinhadores ortodônticos são vastas e podem ser aplicadas em diversas má oclusões e situações clínicas.
O tratamento com alinhadores oferece uma alternativa eficiente, discreta e confortável em relação aos aparelhos tradicionais, mas é importante compreender as limitações e as necessidades específicas de cada caso.
Um caso difícil tratado com alinhador, continua sendo desafiador.
Maloclusões
Cada tipo de má oclusão é solucionada de forma diferente com os alinhadores, precisando de diferentes recursos adicionais, técnicas de movimentação e preocupações com camuflagens.
Iremos falar muito sobre previsibilidade no documento, alta ou baixa previsibilidade influencia nossa conduta clínica em calibrar expectativas do paciente quanto a assertividade do tempo de tratamento, escolha do plano de tratamento e regularizar intervalo entre as consultas
Fechamento de diastemas
- Os diastemas apresentam etiologias variadas, como discrepâncias no tamanho dentário, ausência de dentes e hábitos deletérios. O uso de alinhadores para fechamento desses espaços é uma indicação bem comum, mas devemos ficar atentos a alguns detalhes.
- No caso de discrepância de Bolton, implica em realizar desgastes na arcada antagonista ou complemento de prótese para garantir uma engrenagem ideal.
- Casos que envolvem fechamento de espaços de elementos ausentes possuem baixa previsibilidade de ser tratado com alinhadores pois pode ocorrer inclinação de coroa do elemento e muitas vezes a raiz não acompanha, além de ser necessário utilização de estratégias como elásticos e mini implantes.
- Fechamentos de diastemas entre centrais superiores podem precisar ser acompanhados de uma frenectomia, para estabilidade do resultado
- Tratamentos que envolvem fechamento de diastemas precisam de attachments para controle radicular dos movimentos se forem necessários movimentos de raiz.

Mordida Cruzada