A todos os casos submetidos na ezaligner nos buscamos ter um protocolo de avaliação para facilitar as tomadas de decisão no campo estético.

Estética é um campo sem linhas bem definidas, a preferência do paciente, do dentista e do planejador podem guiar caminhos diferentes. Portanto traçamos alguns limites sobre o que nos consideramos como ideal.

A maioria dos parâmetros usados são em relação a face, afinal construimos sorrisos, nosso trabalho deve permear a vida do paciente de forma que ele se sinta mais livre para sorrir.

Abaixo nos descrevemos diversos fatores analisados por nossos planejadores, repare que os fatores de analise são divididos de acordo com as fotos de nosso protocolo fotográfico.


Analíse Extra-Oral

Foto Frontal Lábios Selado

Untitled

A face é dividida em terços, o superior que começa da raiz do cabelo e termina na glabela, o médio começa na glabela e vai ate a base do nariz, o inferior vai da base do nariz ate o mento. Idealmente esses terços são iguais.

Dentro de um projeto ezaligner essa assimetria entre terços vai ser importante na decisão de aumentar ou diminuir uma dimensão vertical. Por exemplo: O caso em que o aumento de Dimensão vertical é bem vindo seria o de um paciente com uma pequena classe 3 esquelética, que apresente retroinclinação dos incisivos, aonde a verticalizacão dos incisivos e a rotação da mandíbula são ambos benéficos ao tratamento.

<aside> 🚫

Nem sempre conseguimos aumentar a dimensão vertical de todos os pacientes, por exemplo pacientes que tiveram muita abrasão dentária são mais difíceis de tratar apenas com alinhador, geralmente precisam de complementação protética.

</aside>

Untitled

Outro indicativo da necessidade de aumento de dimensão vertical é a presença de um certo “murchamento” do terço inferior da face, com perda de volume de lábio, aparecimento de bigode chines, etc. Não necessariamente essas características são indicações absolutas de aumento da DV, pois são naturais ao envelhecimento, mas é algo a ser considerado.

Untitled